Saiba escolher as suas cerâmicas.
As cerâmicas são dos materiais mais importantes e mais utilizados em espaços arquitectónicos.


As cerâmicas são dos materiais mais importantes e mais utilizados em espaços arquitectónicos, têm uma componente estética e por outro lado possuem características técnicas que permitem melhorar e preservar determinados espaços. Assim sendo têm uma grande resistência ao desgaste criado pela exposição solar e outros elementos, assim como uma grande capacidade de impermeabilização.
Atualmente existem uma grande variedade de produtos cerâmicos para satisfazer as necessidades de revestimento de diferentes tipos de ambientes, estes materiais são bastante versáteis e podem ser aplicados nas mais diferentes áreas, tais como áreas comerciais, industriais ou residenciais, e ter vaiadas funções e aplicações em fachadas, pisos ou piscinas.

Os materiais cerâmicos são produzidas de forma industrial tendo a sua base na argila pura ou misturada com outros minerais tal como é feito ao longo da história. Porém actualmente recorre a novas tecnologias para serem produzidos tendo em conta variados métodos e processos para atingir a peça plena de perfeição. Os processos de fabricação passam pela preparação dos materiais, moagem e composição das massas, atomização, prensagem, secagem, esmaltação, queima/sinterização e por fim a seleção das peças produzidas. Durante estes processos, por fatores não controláveis, podem surgir peças que não respeitem as normas e padrões de qualidade estabelecidos. Desta forma não cumprem todos os critérios para serem uma peça perfeita (1ª escolha) e passem a ser classificadas como peças de 2ª ou 3ª escolha em função das variações de padrão ou ligeiras deformações da peça.

Principais diferenças entre cerâmica de 1ª, 2ª e 3ª escolha.
Peças de 1ª escolha:
As peças passam em todos os critérios de avaliação e dessa forma estão isentos de defeitos de fabrico, quer sejam ao nível de variações nos padrões gravados ou deformação no seu formato.

Peças de 2ª escolha:
Aquando a avaliação de qualidade as peças apresentam defeitos mínimos, visíveis ou não, fazendo que estas peças não possam ser consideradas de 1ª escolha! Nestes casos o preço de venda é ligeiramente mais baixo do que as escolhas de primeira.

Peças de 3ª escolha:
As peças cerâmicas apresentam defeitos visíveis no vidrado, variações nos desenhos e deformações na forma. O preço destas peças é mais baixo, o que torna uma excelente oportunidade de compra para lugares que não tenham grande necessidade de rigor visual. Durante a venda o cliente é sempre informado, que após a compra não tem direito a reclamação por defeito nas peças.


Como escolher a sua cerâmica?
Nas Ferragens Vieira temos uma vasta gama de materiais para escolha, defina as áreas que vai efectuar intervenções e calcule a respectiva dimensão.
Tenha em consideração que as cerâmicas têm acabamentos, formatos e resistências diferentes consoante a aplicação recomendada. 

As cerâmicas para interior estão concebidas a considerar um tráfego intenso, e têm uma capacidade maior aos impactos de objectos.


Para o exterior as cerâmicas podem ter propriedades antiderrapantes de diferentes níveis de eficácia.
Por fim escolha a dimensão da peça, de acordo com os acabamentos (mate ou brilhante), e o padrão ou desenho.

Venhas ás Ferragens Vieira, e fale com os nossos colaboradores de modo a encontrar a cerâmica que melhor se adequa as suas necessidades.